Facebook

Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Código: 45948 - Timbó












quarta-feira, 26 de junho de 2013

RESIDENCIAL RAÍZES - HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL - BLUMENAU





Programa de necessidades:
Partindo do conceito: O caminho da roça

  A sinuosidade da estrada que nos leva para o interior rural. Pequenas propriedades distribuídas por estradas de terra que acompanham o curso dos rios, com elementos naturais (vales, córregos, montanhas, matas) estabelecendo uma sensação de prazer em ver e sentir estas belas paisagens.


 A implantação das residências sem nenhum padrão, totalmente orgânico onde cada morador condiciona a casa do seu jeito aproveitando os recursos naturais.
  A escolha deste conceito tem haver com a história do bairro e a funcionalidade que hoje é dada ao terreno.

    RUA NORBERTO SEARA HEUSI - BAIRRO ESCOLA AGRÍCOLA - BLUMENAU -SC



      DADOS TÉCNICOS:
  • Número de famílias atendidas: 100 famílias
  • Área do lote: 27.197,13m²
  • Área de APP: 9.128,00m²
  • Números de blocos de apartamento: 8 blocos com área de 892,80m² cada totalizando 7.142,40m².
  • Número total de pavimentos: 4
  • Número de unidades residenciais: 4 residências de 63,27m² totalizando 253,08m².
  • Centro comunitário: 689,96m²
  • Número de vagas de estacionamento privativo: 100 vagas
  • Número de vagas de estacionamento visitantes: 16 vagas
  • Número de vagas de bicicletário: 40 vagas
  • Área total a construir: 8.085,44m²

GUARITA – para controlar a entrada de pedestres e veículos, a edificação conta com lavabo.
LIXEIRAS – o local contra com três tipos de lixeira: uma de reciclagem, uma de restos orgânicos para compostagem e por último uma lixeira para o restante dos resíduos.





APARTAMENTOS

  Os blocos foram implantados organicamente através das vias sinuosas e posicionadas, respeitando ao máximo os condicionantes naturais. 
Cada bloco comporta três apartamentos por andar, em quatro pavimentos. 



  Temos duas tipologias por pavimento: - dois apartamentos com dois quartos e um apartamento com três quatros, mais cozinha, banheiro, lavação, telhado verde, todos com sacada para que usuário possa desfrutar com a família conversas na varanda como vemos nas casas do interior.


PRAÇA - local com playground para as crianças e equipamentos de ginástica







     
   CENTRO COMUNITÁRIO

  No terreno encontra-se um galpão ao qual resolvemos dar um uso ao invés de optarmos pela demolição, criando entulhos contra os conceitos sustentáveis. Como é um galpão de grande volumetria, resolvemos ali criar um centro comunitário, uma grande área de lazer e aprendizagem.



ATELIER

  Promoção de cursos para os moradores  com o intuito de não ser apenas uma atividade de lazer, mas também alternativa de renda extra para as famílias. Uma proposta seria utilizar os resíduos de empresas como tecido, Eva, pet, latinhas promovendo arte com “lixo”.
SALA DE JOGOS - lazer para os moradores.



ANFITEATRO

 Local para reuniões do condomínio, espaço para apresentações artísticas, palestras, cursos, associações de moradores do bairro, como a possibilidade de aluguel para eventos revertendo à renda para investimento no condomínio. A sala tem capacidade para 70 pessoas.



SALÃO DE FESTAS/COZINHA

  Local de socialização da comunidade para festas e confraternização.  Também é um espaço alternativo para realização de cursos, como reeducação alimentar, técnicas de higienização e preparo dos alimentos evitando o desperdício, já que teremos no condomínio hortas comunitárias. Também ensinar como preparar os resíduos orgânicos para garantir a eficácia do processo de compostagem no condômino e por último a preocupação de dar uso a restos de óleos e gorduras animais, fazendo sabão tanto em pedra como líquido para lavar roupas e louças diminuindo a conta de mercado dos moradores.

DECK



QUADRA POLIESPORTIVA



Residência 
  Sua planta baixa é composta por dois quartos, banheiro, varanda, lavação, cozinha, sala e já está planejada para futuramente abrigar mais um quarto.


  COMPOSTAGEM E HORTA COMUNITÁRIA EM FORMATO DE MANDALA 
Um local foi reservado para o depósito dos resíduos orgânicos que será manejado todo dia para o sistema de compostagem. O resultado deste processo é o adubo que será depositado nas hortas mandalas.



  O elemento na fachada também tem como função estrutural para ampliação futura do quarto Sua estrutura sob pilotis é em bloco estrutural que minimiza custos e garante a rapidez da construção e uma obra limpa, contará também com telhado verde.



PAISAGISMO E CONSIDERAÇÕES

  A harmonia da implantação dos conjuntos de blocos de apartamentos e residências, e os demais equipamentos do conjunto promovem ambiente de aconchego e rural, respeitando a sensibilidade da paisagem e a proteção dos valores existentes. As áreas livres receberão um tratamento paisagístico e arborização.
  Plantio de árvores nativas da nossa região que são Araucária, Aroeira - vermelha, Bacupari, Bracatinga, Butiá, Butiá - da - praia, Canela – preta, Canela - sassafrás, Caroba, Cedro, Cerejeira, Erva - mate, Goiaba - serrana, Guabiroba, Imbuia Ingá, Ipê - amarelo, Ipê - roxo, Jabuticaba, Jerivá, Manacá - da - serra, Paineira, Pau - formiga, Pitanga, Suinã e frutíferas como laranja, tangerina, abacate, limão e outros nas áreas de APP, que vai ajudar muito no conforto ambiental não só das edificações mais nas áreas livres proporcionando um ar puro e o prazer de colher o fruto e degustar.